Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Mulheres do Maracatu e sua história de resistência e empoderamento são destaques em curta

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

/ por Isabel Gusmão

 


O curta-metragem "Coração da Mata" celebra a estreia do Maracatu de Baque Solto Coração Nazareno, o primeiro maracatu rural exclusivamente composto por mulheres da Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (Amunam). Dirigido pela cineasta pernambucana Camila Martins, o filme narra a história desse grupo de brincantes e sua luta por inclusão em uma tradição centenária de origem afro-indígena.

A Amunam, uma ONG dedicada ao empoderamento feminino e ao combate à violência contra as mulheres na Zona da Mata Norte de Pernambuco, desfilou pela primeira vez em 08 de Março de 2003, no Dia Internacional da Mulher, marcando 19 anos de atuação desde então. O curta-metragem, com duração de 22 minutos, foi gravado em Nazaré da Mata durante a pandemia de Covid-19.

A exibição no 27º Festival Cine PE, no Teatro do Parque, no Recife, representa um marco significativo, já que será a primeira vez que muitas integrantes do maracatu poderão assistir suas próprias histórias na tela de um cinema. O filme também já conquistou prêmios internacionais, incluindo o de Melhor Curta-Metragem Documental no Micheaux Film Festival, em Los Angeles, Califórnia, em julho de 2022, e recebeu apoio de instituições que promovem o cinema feito por mulheres.

A realização deste curta-metragem é uma celebração da força e resiliência das mulheres que desafiam tradições e mostram que seu lugar é onde elas quiserem, inclusive no cinema. A iniciativa reafirma o papel fundamental das mulheres na preservação e evolução das culturas populares e é um presente adiantado para o Maracatu Coração Nazareno, que completará 20 anos em 2024.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.