PIB do Brasil cresce 0,9% no segundo trimestre de 2023 e mostra que turbulências na economia nacional foram superadas
No segundo trimestre deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou um crescimento surpreendente de 0,9%, em comparação com os três meses anteriores. Este é o oitavo trimestre consecutivo de resultados positivos, seguindo um aumento de 1,8% no primeiro trimestre, impulsionado pela expansão do setor agropecuário.
Embora a agropecuária tenha apresentado uma leve queda de 0,9%, devido a uma base de comparação elevada do período anterior, os setores de serviços e indústria tiveram desempenhos sólidos, com crescimentos de 0,6% e 0,9%, respectivamente. Vale ressaltar que o setor de serviços, que representa 70% do PIB, teve o maior impacto no crescimento global.
Comparado ao mesmo trimestre de 2022, o PIB brasileiro teve um aumento de 3,4%, com um crescimento acumulado de 3,2% nos últimos quatro trimestres e 3,7% no primeiro semestre de 2023. Destacam-se as exportações, que cresceram 2,9%, enquanto as importações aumentaram em 4,5%.
Esses números superaram as expectativas do mercado financeiro, que projetava um crescimento de apenas 0,3% para este trimestre. Além disso, as projeções para o desempenho econômico em 2023 indicam um crescimento de 2,31%, de acordo com o boletim Focus do Banco Central, refletindo a resiliência da economia brasileira neste período.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário
Postar um comentário