A Administração de Fernando de Noronha, por meio da Superintendência de Saúde, está promovendo o projeto Visão para Todos, uma iniciativa inédita que oferecerá atendimento oftalmológico para alunos e moradores da ilha. O projeto visa suprir uma das maiores demandas da comunidade local, proporcionando consultas e exames preventivos para doenças oculares, como o glaucoma.
Pela primeira vez, a Erem Arquipélago receberá consultas e exames nesta segunda (dia 27) e terça (28 de novembro), enquanto o Hospital São Lucas (HSL) oferecerá atendimento à população em geral entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. Uma equipe composta por médicos e técnicos estará disponível para realizar os procedimentos, que ocorrerão das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O agendamento para os atendimentos pode ser realizado na recepção do Hospital São Lucas ou através do telefone 3619-0923. A gerente de média complexidade do HSL, Talita Lima, ressalta a importância da ação para a comunidade, destacando que a demanda por atendimento oftalmológico é uma das maiores, levando muitos pacientes a buscarem tratamento fora da ilha.
A iniciativa do Visão para Todos busca atender essa demanda, proporcionando comodidade aos usuários e diminuindo a necessidade de encaminhamentos para consultas no continente. O coordenador do projeto, o médico Marcelo Russo, salienta que um dos objetivos principais é levar atendimento a uma parcela da população que enfrenta dificuldades de acesso aos serviços oftalmológicos, oferecendo condições para a realização de exames preventivos, como o teste do olhinho e diagnósticos de glaucoma.
Marcelo Russo destaca a relevância da prevenção, especialmente no caso do glaucoma, principal causa de cegueira irreversível no mundo. A doença, muitas vezes silenciosa, só pode ser diagnosticada por meio de exames preventivos, ressaltando a importância de visitas regulares ao oftalmologista. O projeto Visão para Todos representa, assim, um passo significativo na promoção da saúde ocular da comunidade de Fernando de Noronha, oferecendo acesso a serviços fundamentais de prevenção e cuidados oftalmológicos.
Nenhum comentário
Postar um comentário