O Projeto Barragem dos Algodões, parte das iniciativas do estado de Pernambuco para promover Sistemas Agroflorestais (Saf's) e recuperar áreas degradadas nos biomas da Caatinga e da Mata Atlântica, destaca-se no município de Ouricuri, no Sertão do Araripe.
Financiado pelo Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema), o projeto regenerativo, proposto pela ONG Caatinga, visa recuperar cerca de 50 hectares de áreas degradadas, ao mesmo tempo que orienta 100 núcleos da agricultura familiar na implementação de Saf's e na revitalização da mata ciliar em torno da barragem.Com foco na capacitação técnica de 400 moradores da região, o projeto promove oficinas que possibilitam a troca de conhecimentos sobre técnicas essenciais para o manejo e manutenção das agroflorestas, respeitando as características do clima semiárido. Além de contribuir para a conservação ambiental, a iniciativa gera benefícios diretos aos agricultores locais, que passam a utilizar as áreas recuperadas para o cultivo, impulsionando a produção de alimentos e a renda das mais de 100 famílias envolvidas.
O investimento total no projeto é de R$ 322,9 mil, parte dos R$ 900 mil destinados a cada um dos seis projetos regenerativos nos biomas da Caatinga e da Mata Atlântica, selecionados pelo edital 01/2021 do Fema. O Barragem dos Algodões destaca-se como uma ação integrada que visa conciliar a preservação ambiental com a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico sustentável das comunidades envolvidas.
Nenhum comentário
Postar um comentário