O feriadão de Ano Novo nas praias do Recife e região metropolitana será marcado por uma combinação peculiar de fatores naturais, alerta o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT). Entre os dias 30 de dezembro e 1° de janeiro, a lua cheia causará marés vivas, caracterizadas pelo acentuado aumento e diminuição do nível da água. Isso pode representar riscos para os banhistas, especialmente em determinados horários e locais.
A secretária executiva do Cemit, Danise Alves, destaca que durante as marés altas, que atingirão 2,2 metros, não é recomendado entrar na água em trechos entre a Praia do Paiva, no Cabo, e a Praia do Farol em Olinda, devido à maior probabilidade de encontros com tubarões, que tendem a se aproximar da costa nessas condições.
Além disso, as marés secas estarão mais baixas do que o habitual, formando piscinas naturais em algumas áreas. No entanto, Danise ressalta que, nesta lua em especial, as marés não secarão tanto quanto o usual, ficando em torno de 0,5 metros. O Cemit recomenda que os banhistas entrem no mar apenas nas áreas onde os arrecifes formem piscinas naturais, funcionando como barreiras naturais de proteção.
O comitê faz um alerta especial para os horários das marés, coincidindo com o início da manhã e o final da tarde, quando os banhistas devem evitar entrar no mar devido às marés mais altas e à atividade aumentada dos animais marinhos. O melhor horário para o banho é das 11h às 13h, quando as marés estarão mais secas.
Danise também enfatiza a importância de respeitar as placas de sinalização e advertência de riscos de incidentes com tubarões, evitando locais com água turva, pois os animais ficam confusos em busca de presas nessas condições. A população deve evitar o banho de mar em casos de feridas, períodos chuvosos, proximidade de desembocaduras de rios, consumo de bebida alcoólica, solidão e objetos brilhantes.
Um trecho de 33 km, entre a Praia do Farol, em Olinda, até os coqueirais da Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, é considerado uma área de atenção para banhistas, com a prática de atividades náuticas proibida segundo o Decreto estadual 21.402/1999. A proibição para o banho ocorre em um ponto específico da Praia de Piedade, entre a Igrejinha de Piedade e o Hotel Barramares, estabelecida por decreto municipal de Jaboatão dos Guararapes.
Nenhum comentário
Postar um comentário