O Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com a Motorola, anunciou a abertura de inscrições para a vigésima sexta e vigésima sétima turmas do Curso de Residência em Software. Agora em suas sétima e oitava edições como Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização), o programa busca capacitar profissionais na área de Engenharia de Software, com ênfase em Teste de Software.
Interessados têm até o dia 17 de janeiro de 2024 para realizar suas inscrições, que devem ser feitas tanto pelo SIGAA quanto pelo Google Forms. É importante ressaltar que apenas as inscrições efetuadas em ambas as plataformas serão consideradas válidas. Detalhes sobre as fases da seleção e o cronograma completo podem ser encontrados no edital do processo seletivo.
Podem participar do processo seletivo candidatos que tenham concluído curso de graduação em Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica ou áreas afins, em universidades de todo o Brasil. Até 60 alunos serão selecionados para as duas turmas, sendo 50 deles beneficiados com bolsas.
O programa visa incentivar a formação de recursos humanos altamente especializados em testes de software embarcado e aplicações em computação móvel, com base nos incentivos previstos na Lei de Informática. O foco das turmas será o planejamento, projeto, automação e execução de diversos tipos de testes realizados em aplicações para celulares. Os alunos concluintes receberão um certificado emitido pela UFPE.
O modelo de Residência em Software, adotado pelo curso de pós-graduação, foi agraciado com o Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Sistema de Gestão da Secretaria de Política de Informática (SEPIN) e Comitê do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software (PBQP-SW). As disciplinas abrangem desde conceitos básicos até avançados de Engenharia de Software, com ênfase em testes, proporcionando aos participantes atividades práticas em laboratório.
A parceria de mais de 20 anos entre o CIn-UFPE e a Motorola destaca-se como o maior projeto da história do CIn e da UFPE, tanto em termos de investimento quanto de formação de profissionais. A cooperação, iniciada em 2002, mantém-se sólida, gerando resultados que reforçam a relevância institucional do CIn-UFPE não apenas no cenário acadêmico, mas também econômico e social.
Nenhum comentário
Postar um comentário