Na 28ª edição da Conferência Mundial para as Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-28), sediada este ano em Dubai, nos Emirados Árabes, o estado de Pernambuco, representado pela Secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira, anunciou sua adesão ao Race to Resilience. Este é um movimento global que une entidades, governos e empresas na busca por estratégias e metas de adaptação às mudanças climáticas.
A decisão foi tomada após uma reunião entre Ana Luiza Ferreira e Jordan Harris, Diretor-executivo da Regions4, durante a programação do evento, realizado nesta terça-feira (5). A Secretária teve a oportunidade de conhecer as iniciativas do grupo e as possibilidades para que Pernambuco integre essa rede essencial na construção de soluções de adaptação.
"Pernambuco já é signatário do movimento Race to Zero, comprometendo-se com a neutralidade de emissões de gases de efeito estufa até 2050. Agora, queremos ser parte ativa de um movimento que foca nas ações de adaptação às mudanças climáticas, preparando-se para os desafios que já ocorrem e se intensificarão", explicou Ana Luiza Ferreira.
A gestora ressaltou a importância de não apenas concentrar esforços na mitigação, mas também em ações voltadas para as populações vulneráveis dos países em desenvolvimento, que já enfrentam os impactos das mudanças climáticas. A adesão ao Race to Resilience está alinhada com o PerMeie, o Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica, refletindo o compromisso de integrar todas as secretarias do governo para criar projetos adaptados e resilientes à nova realidade.
Ao unir forças com a Race to Resilience, Pernambuco se junta a parceiros comprometidos com a meta ambiciosa de tornar 4 milhões de pessoas em todo o mundo mais resilientes aos impactos das alterações climáticas até 2030. Este passo reforça o papel proativo do estado na construção de um futuro mais sustentável e resiliente diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas globais.
Nenhum comentário
Postar um comentário