Na tarde da última segunda-feira (11), a vereadora Michele Collins (PP) trouxe à pauta o requerimento nº 13222/2023, de autoria do vereador e presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB). O documento direciona uma indicação à secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, visando à análise técnica para implementação de ações sociais, com o objetivo de promover o acolhimento da população em situação de rua na praça Jenner de Souza, localizada no bairro do Derby. A preocupação da vereadora em relação a esse tema foi destacada durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.
Em sua intervenção, Collins ressaltou a importância das políticas públicas sobre drogas na cidade e chamou a atenção dos colegas vereadores para a situação crítica vivenciada na praça Jenner de Souza. "O bairro do Derby está sendo tomado pelas pessoas em situação de rua, e lamentavelmente, não presenciamos a implementação de políticas efetivas que contemplem essa população vulnerável", afirmou.
A vereadora expressou sua solidariedade aos moradores da Rua da Imperatriz, lembrando do passado vibrante da região e contrastando-o com a atual presença de uma "mini crackolândia". Collins apontou para a ausência de políticas de drogas na cidade e salientou a incapacidade das comunidades terapêuticas em atender a demanda crescente. "No Recife, temos apenas duas comunidades terapêuticas contratadas, cada uma com 30 vagas, e elas não conseguem abranger toda a população carente. A realidade é que 90% das pessoas em situação de rua são dependentes de drogas, carecendo de acolhimento e ressocialização", alertou.
Durante o debate, a vereadora Aline Mariano (PP) sugeriu a elaboração de um documento para a realização de uma audiência pública. "É imprescindível discutirmos a política sobre drogas, envolvendo não apenas a Secretaria de Enfrentamento às Drogas, mas também a Secretaria de Assistência, dada a complexidade do problema. Muitos moradores de rua são usuários, mas muitos não são. Alguns desejam o acolhimento, enquanto outros não", destacou Mariano.
Diante do panorama crítico apresentado pela vereadora Michele Collins, a realização de uma audiência pública emerge como um passo essencial para a construção de soluções abrangentes e eficazes voltadas para a população em situação de rua na cidade do Recife.
Nenhum comentário
Postar um comentário