Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Codevasf investe na modernização da Bovinocultura Leiteira em Pernambuco

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

/ por Isabel Gusmão


A 15ª Superintendência Regional da Codevasf, com sede em Recife (PE), está direcionando recursos do Orçamento Geral da União para impulsionar a cadeia produtiva da Bovinocultura Leiteira em Pernambuco. Com investimentos de R$ 1,4 milhão, a Companhia visa garantir a sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural da atividade, impactando diretamente os 112 municípios situados nas bacias hidrográficas de sua área de atuação.

Os recursos estão sendo aplicados na aquisição e repasse de 300 ordenhadeiras mecânicas, uma estratégia que busca facilitar o acesso de produtores familiares à tecnologia para mecanização da produção. A Codevasf acredita que fortalecer a capacidade produtiva resultará em maior eficiência na produção e redução dos custos, contribuindo assim para o desenvolvimento territorial e melhoria da qualidade de vida nas regiões atendidas.

O superintendente regional da Codevasf em Recife, Gustavo Melo, destaca que a modernização do processo produtivo da bovinocultura pernambucana tem como objetivo fomentar o desenvolvimento territorial e melhorar a qualidade de vida da população. A melhoria na eficiência do processo não apenas atende às exigências sanitárias, mas também agrega valor ao produto, resultando em impactos positivos na renda das famílias envolvidas.

A introdução da ordenhadeira mecânica proporcionará a retirada do leite de maneira rápida e segura, otimizando o trabalho dos produtores ao ocorrer em horários estabelecidos, reduzindo o estresse dos animais.

Desde a implantação da 15ª Superintendência Regional da Codevasf no segundo semestre de 2023, a Companhia vem ampliando suas ações de apoio às organizações de produtores, através do Programa de Arranjos Produtivos Locais (APL). O foco está na estruturação de diversas atividades e cadeias produtivas, priorizando a agricultura familiar, com destaque para fruticultura, horticultura, apicultura, ovinocaprinocultura, bovinocultura, aquicultura, pesca, economia criativa, entre outras.

A bovinocultura leiteira no Brasil desempenha papel significativo na economia, produzindo cerca de 34,6 bilhões de litros por ano. Em Pernambuco, que ocupa a 2ª posição em produção de leite no Nordeste, a atividade fechou 2022 com um aumento de 16,5% no valor da produção em produtos de origem animal, alcançando R$ 2,3 bilhões, segundo dados do IBGE.

Este aumento foi impulsionado pela produção leiteira, que registrou o maior volume já registrado no estado, com 1,17 bilhão de litros. O produto representa mais de 60% do valor total apurado com produtos de origem animal, sendo os municípios do Agreste e do Sertão os destaques na atividade.

A pecuária leiteira em Pernambuco destaca-se pela cultura e conhecimento da população na atividade, pela presença da palma forrageira na alimentação do rebanho, pelo crescimento do consumo de produtos lácteos e pela boa sanidade do rebanho. Com esses investimentos da Codevasf, espera-se fortalecer ainda mais essa atividade vital para a economia e fixação das populações rurais, promovendo o desenvolvimento sustentável em todo o estado.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.