A 15ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Recife (PE), está direcionando recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para impulsionar atividades estratégicas nas 112 cidades pernambucanas sob sua responsabilidade. Uma dessas iniciativas foca na Bovinocultura Leiteira, que receberá investimentos de R$ 1,4 milhão para garantir sua sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural.
Os recursos serão destinados à aquisição e distribuição de 300 ordenhadeiras mecânicas, proporcionando aos produtores familiares o acesso à tecnologia para mecanização da produção. A Codevasf aposta na modernização para fortalecer a capacidade produtiva, aumentar a eficiência e reduzir custos, contribuindo assim para o desenvolvimento territorial.
O superintendente regional da Codevasf, Giustavo Melo, destaca que a modernização do processo produtivo visa fomentar o desenvolvimento territorial e melhorar a qualidade de vida nas comunidades atendidas. Além de aumentar a eficiência e adequar a produção às exigências sanitárias, o investimento agrega valor ao produto, impactando positivamente na renda das famílias.
A ordenhadeira mecânica permitirá a retirada do leite de maneira rápida e segura, aprimorando o trabalho dos produtores ao ocorrer em horários estabelecidos, evitando o estresse dos animais. Desde a implantação da 15ª Superintendência Regional da Codevasf em 2023, a companhia vem ampliando ações de apoio às organizações de produtores, com foco na agricultura familiar.
A Bovinocultura Leiteira desempenha um papel vital na economia brasileira, com aproximadamente 34,6 bilhões de litros de leite produzidos anualmente. Em Pernambuco, que ocupa a 2ª posição em produção de leite no Nordeste, a atividade teve um aumento de 16,5% no valor da produção em produtos de origem animal em 2022, alcançando R$ 2,3 bilhões.
A alta na produção, especialmente no leite, com 1,17 bilhão de litros, contribuiu para o crescimento do setor. O estado se destaca pela cultura e conhecimento na atividade leiteira, presença da palma forrageira na alimentação do rebanho, crescimento do mercado consumidor e boa sanidade do rebanho.
Os investimentos da Codevasf na Bovinocultura Leiteira não apenas impulsionam a produção local, mas também promovem o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, consolidando Pernambuco como um polo significativo na cadeia produtiva do leite.
Nenhum comentário
Postar um comentário