Com uma trajetória destacada, o professor Carvalho está entre os 1% dos cientistas mais influentes do mundo na área de Inteligência Artificial e Processamento de Imagens, conforme dados da Plos Biology/Elsevier. Sua eleição para a AIIA não apenas o coloca entre os acadêmicos de prestígio global na IA, mas também proporciona uma valiosa visibilidade internacional ao CIn e à UFPE.
A AIIA, composta por aproximadamente 180 acadêmicos e mais de 3 mil cientistas, abrange 45 organizações internacionais, 48 empresas líderes em IA e 66 instituições financeiras em mais de 20 países. O objetivo da Aliança é impulsionar o desenvolvimento da indústria global de IA, promovendo inovação e aplicação em diversos setores para contribuir para o progresso social.
Entre os acadêmicos notáveis da AIIA estão C.L. Philip Chen, da South China University of Technology; Carlos Artemio Coello Coello, do Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del IPN (Cinvestav), México; e Thomas Lukasiewicz, da University of Oxford, Reino Unido.
Francisco de Carvalho, também membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2023, junta-se a outros acadêmicos brasileiros de destaque na AIIA, como Eduardo Vasconcelos Oliveira Teixeira, Jorge Almeida Guimarães, Marcelo Dutra Fragoso e Paulo S. R. Diniz.
Com uma carreira marcada por pioneirismo, Carvalho é pesquisador do CIn-UFPE desde 1999, tornando-se professor titular em 2011. Reconhecido como pesquisador 1A do CNPq, recebeu em 2021 o Prêmio de Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação por suas contribuições em Aprendizagem de Máquina, especialmente em aprendizado não supervisionado e a partir de dados simbólicos.
O CIn-UFPE, com quase cinco décadas de trajetória, é um dos centros mais renomados de ensino e pesquisa em computação na América Latina. Destaca-se não apenas pelos cursos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistema de Informação, mas também pelos programas de pós-graduação, inovação e empreendedorismo. O centro mantém parcerias estratégicas com mais de 40 empresas, consolidando-se como um agente transformador no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado nacional e internacional.
Nenhum comentário
Postar um comentário