No ano de 2024, o Brasil se une em celebração aos 150 anos de imigração italiana para o país. Em Pernambuco, as comemorações são marcadas por um grandioso concerto realizado na Basílica da Penha, situada no bairro de São José. Promovido pelo Consulado Italiano e pelo Comites Nordeste, o evento contará com a participação de 19 músicos, entre instrumentistas e cantores, que irão encantar o público com um repertório diversificado, transportando os presentes em uma viagem musical pela Itália. A apresentação terá início nesta quarta-feira, dia 28, às 19 horas, e será aberta ao público de forma gratuita, contando com o apoio da Prefeitura do Recife, por meio do Recentro e Investe Recife.
O concerto será uma ode à rica cultura italiana, com obras de renomados compositores como Verdi, Rossini, Puccini e Vivaldi, ressaltando a paixão, a beleza e a diversidade deste país europeu. A escolha da Basílica da Penha como palco para esta celebração se dá pela profunda conexão do templo religioso com a Itália, sendo construído por frades capuchinhos italianos e representando uma parte significativa do patrimônio histórico pernambucano e brasileiro.
A imigração italiana para Pernambuco teve início entre o final do século XIX e o início do século XX, deixando marcas indeléveis na história do estado. Nomes como Ugo Falangola, Giuseppe e Francesco Vita, e Fortunato Russo são lembrados como figuras importantes que contribuíram para o desenvolvimento local em diversas áreas, desde o cinema até o comércio.
Atualmente, a comunidade italiana no Nordeste conta com cerca de 500 mil descendentes, que desempenham um papel ativo na promoção da cultura, gastronomia e história da região, fortalecendo os laços entre as comunidades e enriquecendo a diversidade cultural local.
Os 150 anos da imigração italiana são oficialmente comemorados em 21 de fevereiro, data que marca a chegada ao Brasil do navio "La Sofia" em 1874, trazendo consigo quase 400 italianos. O legado dos italianos no Brasil é vasto e abrange diversos setores, desde a agricultura até as artes e gastronomia, influenciando aspectos da cultura brasileira.
Com mais de 30 milhões de descendentes de imigrantes italianos em 2013, segundo a embaixada italiana no Brasil, a contribuição desse povo para a formação e desenvolvimento do país é inegável, sendo representada por figuras ilustres como Fernanda Montenegro, Anita Malfatti, Felipe Massa e Murillo La Greca, este último conhecido pelos murais que adornam a Basílica da Penha.
O concerto na Basílica da Penha se destaca como um momento de celebração e reconhecimento da importante herança cultural italiana no Brasil, unindo música e história em uma homenagem memorável aos 150 anos de imigração italiana.
Nenhum comentário
Postar um comentário