Com campanha de vacinação contra Influenza, o Cabo de Santo Agostinho intensificou os esforços de prevenção no último Dia "D"
No último sábado, dia 13 de abril, a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho promoveu o tão aguardado dia "D" da Campanha de Vacinação contra a Influenza. Em um esforço concentrado para intensificar a prevenção contra a gripe Influenza, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) abriram suas portas na cidade.
Desde as 8h até as 16h nas áreas urbanas, e até as 15h nas zonas rurais, a população teve a oportunidade de receber a vacina. Além disso, o ponto de vacinação do Shopping Costa Dourada estendeu seu horário, oferecendo imunização das 11h às 18h no sábado e das 12h às 18h no domingo.
A campanha, que segue até o dia 31 de maio, tem como foco principal proteger grupos de alto risco contra complicações respiratórias e possíveis fatalidades decorrentes da gripe Influenza. Desde o início de março, a Secretaria Municipal de Saúde vem conduzindo a imunização da população com a vacina trivalente, que protege contra os principais vírus em circulação no Brasil, incluindo Influenza A (H1N1 e H3N2) e linhagem B/Victoria.
Os grupos prioritários para vacinação incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, idosos, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.
Os sintomas da gripe, que podem se confundir com os da COVID-19 e até mesmo com os da dengue, incluem febre, tosse, coriza, dor de cabeça, dor de garganta e dor no corpo. Calafrios, mal-estar, cefaleia, mialgia, dor nas juntas, prostração, diarreia, secreção nasal excessiva, vômito, fadiga, rouquidão, olhos avermelhados e lacrimejantes também são sinais a serem observados.
Crianças que recebem o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. Pessoas que apresentam reação alérgica grave ou febre não podem ser vacinadas, ressaltando a importância de procurar uma unidade de saúde para avaliação em caso de suspeita.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário
Postar um comentário