O Governo de Pernambuco dá início hoje às inscrições para o tão aguardado edital do Funcultura Geral 2023/2024, uma iniciativa promovida pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Com um montante significativo de R$ 15,6 milhões destinados ao fomento da produção cultural do Estado, este edital visa estimular as diversas manifestações culturais que caracterizam a rica cena cultural pernambucana.
Os interessados terão até o dia 15 de maio deste ano para realizar suas inscrições exclusivamente através do Mapa Cultural de Pernambuco, acessível pelo link www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/1138. Além disso, o edital e seus anexos estão disponíveis para consulta no portal Cultura.PE, disponível em www.cultura.pe.gov.br/editais/funcultura-geral-20232024.
O Funcultura Geral 2023/2024 se destaca por sua abrangência, englobando uma variedade de áreas e linguagens culturais, desde as Artes Integradas até a Pesquisa Cultural em áreas específicas. Com isso, busca-se incentivar e valorizar a diversidade cultural do Estado, promovendo a circulação de projetos em diferentes esferas artísticas.
Este edital é o que conta com o maior investimento entre os quatro editais do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, demonstrando o compromisso do Governo de Pernambuco com o fortalecimento e desenvolvimento do setor cultural. Como ressalta Cacau de Paula, secretária Estadual de Cultura, o Funcultura desempenha um papel fundamental na dinâmica da cadeia produtiva da cultura, contribuindo não apenas para a qualificação dos agentes culturais, mas também para a geração de emprego e renda.
Além disso, os avanços no Funcultura não param por aí. Em 2024, o programa conta com um orçamento de R$ 32 milhões para viabilizar a execução de seus editais, trazendo melhorias que atendem às demandas antigas da sociedade civil. Esses progressos foram fruto de um processo de escuta realizado pela Superintendência do Funcultura, em colaboração com diversos órgãos e conselhos culturais, visando tornar o programa mais acessível e ágil para os proponentes.
Entre as mudanças implementadas nos editais 2023/2024 estão a realização de capacitações em todas as regiões do Estado, o reajuste de valores, a simplificação da linguagem e a agilidade no pagamento. Essas medidas visam tornar o processo de inscrição e execução dos projetos mais transparente, eficiente e acessível a todos os interessados.
Portanto, para os artistas, produtores culturais e demais interessados em participar do Funcultura Geral 2023/2024, é hora de aproveitar essa oportunidade e submeter seus projetos. As inscrições estão abertas até as 17h do dia 15 de maio de 2024, e podem ser realizadas através do link www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/1138.
Nenhum comentário
Postar um comentário