Neste mês de agosto, o Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes (HMA), localizado em Paulista, Grande Recife, celebra o primeiro ano de sua participação no mutirão do Programa Cuida PE, focado na redução de filas para cirurgias eletivas em Pernambuco. Vinculado à Fundação Gestão Hospitalar Professor Martiniano Fernandes (FGH), o HMA iniciou a realização de cirurgias de vasectomia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo seu serviço de Urologia.
No período de um ano, o hospital realizou 1.089 consultas e 777 procedimentos de vasectomia, contribuindo significativamente para a redução da fila de espera para esse tipo de cirurgia no estado. Atualmente, a fila é de pouco mais de 400 solicitações, um considerável progresso em relação ao número de quase três mil registros até o fim de 2022.
Eugênio Lustosa, coordenador de Urologia do HMA, destaca que não há mais fila de espera para vasectomias na unidade. Com a capacidade de realizar até cinco procedimentos diários, de segunda a sexta-feira, o hospital mantém um fluxo contínuo de atendimento, conforme a demanda enviada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE). "Atendemos as cirurgias conforme o agendamento, exceto em casos de imprevistos como doenças dos pacientes", ressalta Lustosa.
Milene Dantas, diretora geral do HMA, atribui a redução da fila à inclusão de novas unidades de saúde no programa, que agora conta com outras dez instituições realizando o procedimento. "Nosso compromisso foi ser pioneiro nesse mutirão, acelerando o atendimento masculino e reduzindo a fila de espera", afirma Dantas. Ela também destaca o papel educativo das consultas, que orientam sobre a importância da vasectomia para o planejamento familiar e a qualidade de vida do casal.
O processo de liberação para as consultas e cirurgias começa na Secretaria de Saúde, com os pacientes sendo encaminhados pela Gerência de Regulação Ambulatorial (GRAMB) da SES/PE. No Ambulatório de Egresso do HMA, equipes de Urologia, Serviço Social e Enfermagem atendem os pacientes, que são informados sobre métodos anticoncepcionais e realizam uma consulta pré-operatória. Os pacientes aptos agendam a cirurgia, que é realizada com alta no mesmo dia.
* Com informação e imagem de Assessoria
Nenhum comentário
Postar um comentário