Na noite da última quarta-feira (7), o Porto de Suape conquistou o prêmio de primeiro lugar no Índice de Gestão de Autoridades Portuárias (IGAP), recebendo a medalha de ouro na cerimônia do Prêmio Portos + Brasil 2024, realizada no Clube Naval de Brasília (DF). Este é o primeiro ano em que o porto alcança a nota máxima de 10 no IGAP, um feito inédito nas cinco edições do prêmio.
O Prêmio Portos + Brasil é promovido anualmente pelo Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Portos, e visa reconhecer os avanços dos portos organizados e Terminais de Uso Privado (TUPs) no Brasil. O IGAP é uma ferramenta crucial para avaliar a eficiência e a eficácia da gestão das autoridades portuárias, considerando aspectos como governança, transparência e gestão ambiental.
Além do primeiro lugar no IGAP, o Porto de Suape também obteve o segundo lugar na categoria Avanço IGAP. Nos anos anteriores, Suape havia registrado notas de 7 em 2020, 8 em 2021, e 9 em 2022. No Prêmio Portos + Brasil 2023, Suape já havia sido destacado, ficando em 1º lugar na categoria crescimento da movimentação de graneis líquidos, 2º lugar no crescimento total da movimentação dos portos públicos, 2º lugar na execução de investimentos planejados e 3º lugar no ranking geral do IGAP.
O diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, destacou a importância da premiação. “Esse resultado comprova que estamos no caminho certo. O Porto de Suape tem uma equipe dedicada e uma gestão comprometida com o desenvolvimento sustentável e com a melhoria da competitividade. Esse reconhecimento nos motiva a fazer mais e buscar novos investimentos para o sexto porto público mais movimentado do Brasil”, afirmou Guiot, que recebeu o prêmio das mãos do secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Ávila.
Rinaldo Lira, diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária, ressaltou que a nota máxima fortalece a posição de Suape no cenário nacional. “A nota máxima só reforça o nosso bom desempenho em governança, gestão ambiental, infraestrutura e segurança, aspectos fundamentais para consolidar e atrair novos negócios para Pernambuco”, destacou Lira.
A cerimônia também contou com a presença dos diretores Renata Loyo (Infraestrutura), Nadja Pepeu (Administração e Finanças) e Danielle Ramos (chefe de gabinete).
O Prêmio Portos + Brasil é uma iniciativa que estimula a eficiência e a competitividade entre os empreendimentos portuários, premiando as melhores práticas de gestão dos portos brasileiros. O prêmio completo está disponível no site oficial do Ministério de Portos e Aeroportos: Premiação Completa.
* Com informação e imagem de Assessoria
Nenhum comentário
Postar um comentário