Na manhã da última segunda-feira (2), a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) inaugurou o Centro de Atendimento Socioeducativo e Centro de Internação Provisória (Case/Cenip) Arcoverde, agora convertido na primeira unidade socioeducativa feminina no interior de Pernambuco. A nova estrutura, localizada no Sertão pernambucano, visa aproximar as adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de suas famílias e da cultura regional, um passo significativo no reordenamento das unidades da Funase.
Anteriormente, a Funase mantinha três unidades exclusivas para jovens mulheres, todas situadas na Região Metropolitana do Recife: o Case Santa Luzia, o Cenip Santa Luzia e a Casa de Semiliberdade (Casem) Santa Luzia. Com a inauguração da unidade em Arcoverde, a Funase amplia sua atuação no interior do estado, oferecendo uma nova opção para até 15 adolescentes, reduzindo a necessidade de longas viagens para visitas familiares e proporcionando maior conforto às socioeducandas e seus parentes.
Durante o evento de inauguração, a presidente da Funase, Raissa Braga, destacou a importância da nova unidade: "A chegada dessa unidade no interior significa, mais do que qualquer coisa, inclusão. Nós tínhamos meninas que percorriam 800 km para o cumprimento de suas medidas, longe de suas famílias e de suas raízes. Agora não será mais assim." O juiz da Vara da Infância e Juventude de Arcoverde, Drauternani Pantaleão, também ressaltou a melhoria das condições da unidade, que antes tinha capacidade para 26 jovens e chegou a abrigar quase 60 socioeducandos.
O reordenamento das unidades da Funase, iniciado em setembro de 2023, visa adequar as estruturas às normas e recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Além da nova unidade em Arcoverde, a Funase está ajustando a capacidade e faixa etária das unidades existentes, transferindo socioeducandos para unidades próximas de seus municípios de origem, transformando a Casa de Semiliberdade (Casem) Garanhuns em um Parque Profissionalizante e encerrando as atividades do Case Cabo de Santo Agostinho.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o 2º promotor de justiça de Arcoverde, Michel Campêlo; o defensor público Paulo Sérgio; o gerente regional de educação de Arcoverde, José Antunes; e a nova coordenadora geral da unidade, Fernanda Félix.
* Com informação e imagem de Assessoria
Nenhum comentário
Postar um comentário