O Festival VerOuvindo, dedicado à acessibilidade comunicacional no audiovisual, comemora em 2024 uma década de inclusão social no Recife. Focado na exibição de filmes com recursos como audiodescrição, legendas descritivas e tradução audiovisual em Língua de Sinais (TALS), o evento se destaca por oferecer ao público com deficiência uma experiência cinematográfica acessível e transformadora.
As inscrições para as Mostras Competitivas deste ano já estão abertas e podem ser feitas até dia 30 de setembro. Curtas-metragens de ficção, documentário, animação ou júri popular, com duração entre 5 e 25 minutos e produzidos a partir de 2022, podem ser submetidos. O regulamento completo e o link de inscrição estão disponíveis em .https://l1nk.dev/VerOuvindo
Realizado com o apoio do Funcultura e da Secretaria de Cultura de Pernambuco, o festival é reconhecido como um dos principais projetos culturais dedicados à inclusão no audiovisual. “O VerOuvindo é um espaço onde surdos podem assistir a filmes em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela primeira vez, promovendo empoderamento e conexão com as histórias”, destaca Liliana Tavares, idealizadora do evento.
A 10ª edição do festival, que acontece em novembro, marca também o fim de um ciclo. A partir de 2025, o VerOuvindo expandirá suas atividades, levando o cinema acessível para escolas públicas e promovendo debates sobre inclusão e acessibilidade no audiovisual. Além disso, o evento contará com o Painel Acessibilidade Audiovisual, onde especialistas discutirão as três formas de acessibilidade (audiodescrição, Libras e legendas descritivas) no campo da técnica e da estética.
Os interessados em participar do painel podem submeter propostas até 27 de setembro. As apresentações ocorrerão de forma presencial e online durante o festival.
* Com informação de Assessoria e imagem/ Alex Costa
Nenhum comentário
Postar um comentário