Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

GAC-PE celebra 20 anos do projeto de capacitação para diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

/ por Isabel Gusmão

O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE), que há 27 anos presta assistência humanizada a crianças e adolescentes com câncer no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), celebra 20 anos do projeto “Fique Atento: pode ser câncer”. A iniciativa, em parceria com a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), já capacitou 48 mil estudantes e profissionais de saúde para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, essencial para aumentar as chances de cura.

O projeto, fundamental no Setembro Dourado, mês de conscientização do câncer infantojuvenil, oferece capacitações gratuitas, online e certificadas para a detecção precoce da doença. As inscrições são permanentes e podem ser feitas pelo site Telessaúde-PE. O curso busca melhorar a formação dos profissionais da saúde, uma vez que o câncer infantil apresenta sintomas que podem ser confundidos com doenças comuns, como gripe.

A oncologista pediátrica e presidente do GAC-PE, Vera Morais, destaca que o diagnóstico rápido pode aumentar as chances de cura para até 80%. As neoplasias mais comuns na infância são leucemia e linfoma, que têm rápida proliferação. Nos últimos três anos, 15 mil certificados foram emitidos pelo programa.

Estudantes, como Raisa Helena, da Universidade de Pernambuco (UPE), destacam a relevância da iniciativa para a formação acadêmica. Além disso, o projeto visa capacitar os profissionais da atenção básica para que possam registrar casos suspeitos, acelerando o encaminhamento ao tratamento.

O GAC-PE atende atualmente uma média de 70 pacientes ambulatoriais e 24 internados por dia no HUOC, fortalecendo a prevenção e humanização do tratamento de crianças e adolescentes.

 

 

* Com informação da Assessoria e Imagem de Portal Algomais
 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.