O Porto do Recife comemora, nesta quinta-feira (12), seus 106 anos de história, destacando um período de importantes avanços e realizações. O mais recente marco é a conquista de R$ 120 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que serão destinados à dragagem do canal de acesso e à melhoria da infraestrutura portuária. A obra permitirá o recebimento de navios de grande porte, com até 12 metros de calado, um passo significativo para modernização. As intervenções estão previstas para começar ainda em 2024.
Outro feito importante foi o leilão realizado em agosto deste ano, que resultou na concessão de três áreas portuárias, garantido investimentos de cerca de R$ 60 milhões. Com a chegada de novas empresas, a capacidade de movimentação de mercadorias, especialmente açúcar, malte e grãos, será ampliada, aumentando ainda mais a relevância econômica do Porto na região.
Além dos avanços estruturais e dos novos contratos, o Porto do Recife celebra, pela primeira vez em duas décadas, a operação com um caixa superavitário, após um longo período de déficits financeiros. Esse feito reflete a eficiência da gestão atual e a retomada do crescimento econômico da infraestrutura portuária.
O aumento de 40% na movimentação de cargas no primeiro semestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior, também é motivo de comemoração. O crescimento no fluxo de mercadorias demonstra a importância crescente do Porto para o comércio e a logística da região.
As celebrações pelo aniversário serão realizadas de forma interna, com um café da manhã para os funcionários na sede administrativa, homenageando aqueles que contribuem diariamente para o sucesso e desenvolvimento do Porto do Recife.
* Com informação e imagem de Assessoria/ Tsuey Lan Bizzochi
Nenhum comentário
Postar um comentário