O projeto Skate pela Mudança Social, apoiado pela medalhista olímpica Rayssa Leal e realizado pela Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), está promovendo uma transformação significativa na vida de 40 crianças e adolescentes de Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata. A Associação Conexão Social (ACS) é a única organização pernambucana selecionada para a iniciativa e tem recebido suporte organizacional, recursos financeiros e equipamentos esportivos necessários para oferecer aulas de skate ao grupo.
O projeto, intitulado Skate Livre, é financiado pela REMS, Laureus e Nike, com colaboração da ONG Social Skate. A coordenadora da ACS, Iaura Lima, destaca a importância do programa: “Estamos transformando a vida de 40 crianças e adolescentes com um esporte que conquistou os brasileiros e nos enchem de orgulho. Aqui eles não apenas aprendem a andar de skate, mas também desenvolvem habilidades importantes para o futuro.”
Na primeira fase do Skate Livre, as crianças estão aprendendo a usar equipamentos de segurança como capacetes, cotoveleiras, munhequeiras e joelheiras, e têm seus primeiros contatos com o skate. O treinador Lucas Roberto, que também faz parte do projeto, reflete sobre a mudança cultural em torno do skate: “Isso é muito importante porque realiza o sonho desses meninos e meninas. Quando eu era adolescente, praticar skate era visto com desconfiança, e até marginalizavam a prática, mas agora tenho a chance como educador de mostrar que skatismo é um esporte que nos dá muitas conquistas importantes, a exemplo de Rayssa Leal.”
Fundada em maio de 2005, a Associação Conexão Social (ACS) é uma organização sem fins lucrativos localizada em Lagoa de Itaenga, na zona da Mata Norte de Pernambuco. A ACS tem como objetivo principal mobilizar a população para garantir os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social, atendendo crianças, adolescentes, jovens, mulheres e pessoas idosas em seus projetos.
O impacto positivo do Skate Livre vai além das habilidades esportivas; ele está proporcionando um novo horizonte de possibilidades para os jovens da região, consolidando o skate como uma ferramenta poderosa de mudança social e pessoal.
* Com informação e imagem de Assessoria
Nenhum comentário
Postar um comentário