A 35ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno) promete ser um marco na história do evento, com a maior participação feminina de todos os tempos. Com 20% de veladoras confirmadas, a edição de 2024 foi lançada oficialmente em coletiva realizada no Restaurante Chicama, no Cabanga, na última terça-feira (17/09).
A regata, que começa no dia 28 de setembro a partir do Marco Zero do Recife, contará com 93 embarcações inscritas, navegando 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago de Fernando de Noronha. Entre os participantes estão velejadores de 14 estados brasileiros e um veleiro argentino, com um limite previsto de 110 embarcações.
O evento será inaugurado com um show do cantor Bell Marques, prometendo uma abertura animada. O Comodoro do Cabanga, Altair Júnior, destacou a importância do aumento na participação feminina e o compromisso com a sustentabilidade, afirmando que o Refeno está alinhado com práticas ambientais como carbono zero e plástico zero.
A Administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa, ressaltou que o evento traz um legado positivo para a população local, com ações sociais e educativas que complementam a regata. A Refeno também promove o 1º Passeio Ecológico Educativo de Noronha, incentivando a interação entre os velejadores e os estudantes locais.
Além do aspecto esportivo e cultural, o Refeno gera um impacto significativo no turismo de Pernambuco. O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Paulo Nery, destacou a importância do evento para aumentar a visibilidade do estado.
O Adrenalina Pura, recordista da regata e atual campeão, estará de volta para esta edição. O barco pernambucano, famoso por suas conquistas, continua a ser um dos principais atrativos da competição.
Com o apoio de diversas instituições, incluindo o Governo do Estado e a Marinha do Brasil, o Refeno 2024 promete ser uma das mais grandiosas da história, combinando esporte, cultura e ações de responsabilidade social e ambiental.
TEA - O Instituto Cabanga de Responsabilidade Social, em parceria com a Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno), abre inscrições para uma ação especial que promove a inclusão social através do esporte. No próximo domingo (22), crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down terão a oportunidade de visitar os barcos da Refeno, no Cabanga, e vivenciar uma experiência única no mundo da vela. Com 30 vagas disponíveis, o evento acontecerá das 10h às 12h e incluirá um passeio em um veleiro, conforto aos pequenos um contato direto com o mar e o esporte. A visita, que já ocorreu em 2023 com grande sucesso, recebeu elogios de familiares, como a fonoaudióloga Karine Dutra, que destacou o impacto positivo da iniciativa: “Foi uma oportunidade maravilhosa. As crianças amaram”. Para participar, é necessário que as crianças estejam acompanhadas por um responsável durante toda a atividade. As inscrições devem ser realizadas através do link, com vagas limitadas: https://forms.gle/rtSD.
* Com informação e imagem de Assessoria/ Tsuey Lan Bizzocchi - Cabanga
Nenhum comentário
Postar um comentário