A Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE), em colaboração com o UK Pact, programa do International Climate Finance (ICF) do Reino Unido, realizará, no próximo dia 13 de setembro, um treinamento voltado para a sociedade civil e gestores públicos sobre financiamento climático sustentável. O evento ocorrerá no auditório da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), em Boa Viagem, das 9h às 18h.
Com o título “Finanças Climáticas e Sustentáveis como Estratégia de Atração de Investimentos para Pernambuco”, o treinamento busca fortalecer o diálogo entre governos e sociedade civil, abordando políticas climáticas e estratégias de financiamento que possam mitigar os impactos das mudanças climáticas no estado. O evento será dividido em dois momentos, com a primeira parte focando nos processos climáticos e na introdução às finanças sustentáveis.
Na manhã, os participantes discutirão o histórico da agenda climática global, o Acordo de Paris e a política do NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada), que estabelece metas de redução de emissões de gases do efeito estufa. As estratégias estaduais de adaptação ao clima também serão debatidas, com destaque para as diversas fontes de financiamento climático disponíveis, como emissões soberanas.
À tarde, o encontro se aprofunda nas fontes de financiamento climático, incluindo alternativas como fundos internacionais e instrumentos orçamentários nacionais. Além disso, serão discutidas opções como os empréstimos verdes e outras formas de captação de recursos voltadas para a adaptação e mitigação dos efeitos climáticos.
O evento contará com dinâmicas de grupo para identificar os desafios e oportunidades de acesso a financiamentos, e será encerrado com a apresentação de propostas e soluções desenvolvidas pelos participantes. Segundo Rayana Burgos, gestora técnica da Semas-PE, o treinamento é uma oportunidade para alinhar investimentos ao combate às mudanças climáticas, promovendo o desenvolvimento sustentável no estado.
* Com informação da Assessoria e imagem do site Gov.
Nenhum comentário
Postar um comentário