Nesta
quarta-feira (2), a partir das 10h, a beira-mar da Praia do Buraco da
Velha, em Brasília Teimosa, zona sul do Recife, será palco do
encerramento da oficina de comunicação do Projeto Jovens da Pesca. A
iniciativa, coordenada pelo professor Gilson Antunes, do Departamento de
Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com apoio do
Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), visa ampliar as habilidades
comunicativas de jovens da comunidade pesqueira local.
A oficina, realizada entre os dias 23 e 27 de setembro, proporcionou aos participantes, com idades entre 15 e 29 anos, a oportunidade de expressar suas vivências e tradições por meio da arte digital. Durante o curso, os jovens visitaram diferentes etapas do processo de pesca, e, ao final, produziram narrativas visuais que serão exibidas para a comunidade.
Anderson Stevens, que conduziu as oficinas, destacou a importância de valorizar as histórias dos jovens pescadores: "Essas intervenções artísticas são uma forma de mostrar o valor cultural e econômico da pesca em Brasília Teimosa", afirmou. Para ele, o projeto não apenas capacitou os jovens tecnicamente, mas também promoveu uma maior conexão entre as tradições locais e o universo digital.
Além do mural de lambe-lambe, o evento contará com manifestações artísticas dos alunos, como forma de celebrar o encerramento do curso. O Projeto Jovens da Pesca seguirá para outras comunidades pesqueiras de Pernambuco, incluindo a Ilha de Deus, São José da Coroa Grande e Goiana.
* Com informação e imagem de Assessoria/ Divulgação
Nenhum comentário
Postar um comentário