Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

CPRH promove curso de atualização sobre licenciamento ambiental para o mercado imobiliário

terça-feira, 1 de outubro de 2024

/ por Isabel Gusmão


A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) de Pernambuco, em colaboração com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (ADEMI-PE), realizou um curso de Licenciamento, Monitoramento e Fiscalização Ambiental nesta segunda-feira (30). O evento, que teve lugar no auditório do Banco do Brasil, no Centro do Recife, contou com a participação de 180 profissionais e empreendedores do setor imobiliário, focando na apresentação de um novo modelo de licenciamento ambiental voltado para empreendimentos de médio impacto.

O diretor-presidente da CPRH, José de Anchieta dos Santos, enfatizou a importância do evento para estreitar o relacionamento entre a agência e os usuários de seus serviços. “Esse tipo de encontro é muito importante. Primeiro, porque nos aproximamos mais do empreendedor e dos usuários da CPRH. Além disso, busca-se a redução do custo em Pernambuco, simplificando o processo e eliminando etapas desnecessárias. Estamos trazendo uma inovação para fortalecer a parceria com os usuários”, afirmou.

Durante o curso, realizado em dois períodos, a CPRH apresentou temas cruciais, como a aplicabilidade do licenciamento ambiental, a fiscalização em unidades de conservação e as especificidades dos empreendimentos imobiliários. Eduardo Elvino, diretor de Licenciamento da CPRH, destacou a desburocratização como o principal objetivo da nova proposta. “Estamos reformulando procedimentos internos que, atualmente, burocratizam o licenciamento ambiental. A ideia é garantir clareza e assertividade, proporcionando uma segurança jurídica que mantém a qualidade ambiental dos estudos e análises da agência.”

O novo modelo visa não apenas agilizar os processos, mas também trazer mais clareza e padronização, facilitando o entendimento entre a CPRH e os empreendedores. Durante o evento, foi apresentada uma prévia de uma nova plataforma de inteligência, que será lançada em breve pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas PE) e a CPRH. Essa ferramenta estará disponível para os empreendedores que atuam em Pernambuco, prometendo uma melhoria significativa na comunicação e nos processos de licenciamento.

Geraldo Moura, diretor de Monitoramento e Inovação da CPRH, ressaltou que o evento reúne diferentes atores essenciais para o crescimento do estado em um diálogo produtivo. “Estamos trazendo um método novo que vai acelerar e dar mais eficiência aos processos, que é a plataforma de inteligência”, explicou. O encontro também contou com a presença dos diretores de Licenciamento Ambiental, Eduardo Elvino; de Monitoramento e Inovação, Geraldo Moura; de Biodiversidade e Unidades de Conservação, Arthur Teixeira; além da Superintendente Jurídica da CPRH, Renata Farias.

A iniciativa da CPRH é um passo significativo para promover a inovação e a eficiência no licenciamento ambiental em Pernambuco, refletindo um compromisso com o desenvolvimento sustentável e a colaboração entre o setor público e privado.

 

* Com informação e imagem de Assessoria/ Divulgação
 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.