Na manhã desta terça-feira, 1º de outubro, o Hospital dos Servidores do Estado (HSE), vinculado ao Instituto de Atenção à Saúde e Bem-estar dos Servidores do Estado de Pernambuco (Iassepe), comemorou o Dia Internacional da Pessoa Idosa com uma série de atividades que destacaram o talento e a vitalidade dos pacientes atendidos. O evento, realizado no Centro de Medicina Preventiva (Cempre), focou em pessoas com hipertensão e diabetes e teve como objetivo promover a saúde e o bem-estar dos idosos.
O corredor térreo do hospital se transformou em uma vitrine de talentos, com a participação de 12 pacientes que expuseram suas habilidades artísticas e manuais. Entre os itens em exibição estavam trabalhos de crochê, artesanato, plantas decorativas, necessaires, objetos de decoração, bolsinhas de ponto de cruz e até brinquedos restaurados. "O objetivo é mostrar que as pessoas com mais idade podem sim produzir, têm habilidades; não é a idade que vai impedi-los", afirmou Jacilene Carvalho, coordenadora do Cempre.
Dentre os talentos, destacou-se Severina Graciliano da Silva, de 70 anos, que restaura bonecas para crianças de sua comunidade em Olinda. “Eu limpo, faço roupa nova e dou para as crianças, porque nunca tive uma boneca quando era criança”, emocionou-se.
As habilidades dos idosos foram descobertas durante as consultas regulares com a equipe multidisciplinar, que inclui assistente social, nutricionista, psicólogo e médicos. “Entre aferições de pressão e glicose, histórias são contadas e aos poucos eles vão se revelando”, explicou a coordenadora.
Dona Ondina Barros da Silva, 83 anos, conhecida como Nininha do Coco, encantou a todos ao cantar e compor canções, revelando seu envolvimento na cultura de Recife e Olinda. "Participei do festival Pernambuco Meu País, em Caruaru, e adoro cantar", disse, emocionando o público.
A médica Alice Arruda destacou a importância das atividades para a qualidade de vida dos idosos. “Saúde do idoso é mais do que a ausência de doenças; é, principalmente, a preservação da autonomia”, afirmou. O evento também contou com rodas de conversa sobre a violência contra idosos, conduzidas por Ana Cláudia Ferreira, gestora do Serviço Social do HSE, e Juliane Lins, assistente social do Conselho Regional de Serviço Social.
As profissionais enfatizaram que a data é significativa, pois marca a promulgação do Estatuto da Pessoa Idosa, um importante marco para a proteção dos direitos dessa população. Com essas iniciativas, o HSE reafirma seu compromisso com a saúde integral e a valorização das experiências dos idosos, promovendo um ambiente de acolhimento e respeito.
* Com informação e imagem de Assessoria/ Divulgação
Nenhum comentário
Postar um comentário