Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

São prorrogadas até este domingo (21) as incrições para bolsas de reportagem sobre Energia Solar no Nordeste

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

/ por Isabel Gusmão


O Plano Nordeste Potência anunciou a prorrogação das inscrições para bolsas de reportagens voltadas ao tema "Como a energia solar mudou ou pode mudar a pequena produção rural no Nordeste?". Jornalistas e comunicadores interessados têm agora até o dia 21 de janeiro para submeterem suas pautas.

A iniciativa, parte do compromisso do Plano Nordeste Potência com uma transição energética justa e inclusiva, financiará a produção de três trabalhos jornalísticos, cada um no valor de R$ 5 mil. Profissionais de todo o Brasil podem concorrer a essas bolsas, cujo edital e formulário de inscrição estão disponíveis no site do ClimaInfo, uma das entidades parceiras do projeto: link.

Os selecionados serão contatados por e-mail e terão três dias para confirmar o recebimento do resultado. A publicação do material deve ocorrer em algum veículo de comunicação até o dia 31 de março de 2024. Além disso, serão concedidos pontos extras na seleção a profissionais de comunidades periféricas, comunidades tradicionais, pessoas não-brancas, mulheres ou pessoas transgênero e/ou de gênero não-binário.

O objetivo da ação é destacar iniciativas e soluções existentes em energia solar fotovoltaica que impulsionem a economia local com justiça climática ou denunciem práticas abusivas. Cristina Amorim, coordenadora-geral do Plano Nordeste Potência, destaca que as bolsas visam estimular a produção de pautas sobre energia solar fotovoltaica descentralizada e seu impacto em comunidades rurais de pequeno porte no Nordeste.

O Plano Nordeste Potência estima que mais de 1 milhão de empregos podem ser gerados na região nos próximos cinco anos no setor de energia solar descentralizada. Globalmente, mais de um terço dos empregos em energias renováveis estão ligados a painéis fotovoltaicos, conforme dados da Irena. A Absolar destaca que o investimento em painéis solares reduz a conta de luz, com um retorno de investimento em torno de quatro anos para residências e três anos para sistemas comerciais.

De acordo com pesquisa realizada em 2022 pelo Nordeste Potência, a energia solar é a tecnologia mais bem vista pelos brasileiros, gerando sentimentos extremamente positivos em 3/5 dos entrevistados, independentemente de região, gênero, escolaridade, idade, religião e classe social.

O resultado da seleção das bolsas será divulgado em 31 de janeiro de 2024, no site do ClimaInfo e nas redes sociais do ClimaInfo e do Plano Nordeste Potência. O projeto é uma colaboração entre cinco organizações civis brasileiras: Centro Brasil no Clima, Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), Instituto ClimaInfo e Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.