No próximo domingo, dia 25 de fevereiro, a partir das 14h, um evento marcante terá lugar na Sinagoga Kahal Zur Israel, localizada no bairro do Recife. Trata-se da abertura da exposição pioneira e inédita intitulada “De Recife para Nova York: essa história começou aqui”. Esta exposição é uma iniciativa da Federação Israelita de Pernambuco (Fipe) e promete revelar ao público o papel pioneiro de um grupo de imigrantes na fundação do que viria a ser a futura cidade de Nova York.
Composta por aproximadamente 37 imagens e objetos, a exposição destaca diversos momentos cruciais dessa jornada histórica. Desde a chegada dos judeus na colônia holandesa no Brasil, passando pela formação da comunidade judaica em Recife e seu notável desenvolvimento, até a partida após a reconquista portuguesa, a tumultuada viagem para a América do Norte e a colonização de Nova York.
A curadoria da exposição é assinada pela historiadora paulista Daniela Levy, autora do livro “De Recife para Manhattan: os judeus na formação de Nova York”, lançado em 2018 pela Editora Planeta. Baseada em mais de uma década de pesquisa em arquivos do Brasil, dos Estados Unidos e de Israel, a obra narra a epopeia de um grupo de 23 judeus que deixaram Recife em 1654 em busca de uma nova terra, após a reconquista portuguesa da colônia.
A exposição estará em cartaz na Sinagoga Kahal Zur Israel até o dia 30 de abril, com horário de funcionamento de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos domingos, das 14h às 18h. O acesso à exposição é mediante ingresso para visitação do museu, que também estará aberto com seu acervo habitual. Os valores dos ingressos são R$ 40 inteira e R$ 20 meia entrada para estudantes, idosos, professores, pessoas com deficiência e acompanhantes, policiais e doadores de sangue e medula óssea.
Segundo Daniela Levy, a exposição é uma oportunidade única de compartilhar uma história fascinante e pouco conhecida, que não costuma ser abordada nos livros tradicionais de História. O conteúdo impresso em tecido foi cuidadosamente selecionado para ocupar o espaço da Sinagoga com o máximo de atração para o público.
A Sinagoga Kahal Zur Israel, conhecida como a primeira sinagoga das Américas, funcionou em Pernambuco durante o período de dominação holandesa (1630 a 1657). A exposição contará ainda com a sonorização de músicas da cantora e compositora Fortuna, brasileira de origem judaica.
Em resumo, a exposição “De Recife para Nova York: essa história começou aqui” promete ser uma viagem emocionante pela história dos judeus de Recife e sua contribuição para a formação de Nova York, destacando sua coragem, resiliência e papel fundamental na construção da cidade que se tornaria a capital do mundo.
Nenhum comentário
Postar um comentário