A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) está avançando em seus esforços para adicionar uma ferramenta tecnológica de ponta ao seu portfólio de produtos e serviços destinados ao desenvolvimento regional. A autarquia deu início às articulações para criar uma solução digital que agregará dados socioeconômicos da região nordestina, integrando-os às atividades da instituição federal. Esse movimento visa não apenas fortalecer a transparência, mas também facilitar a tomada de decisões de gestores públicos e do setor privado.
Nesse contexto, o presidente do Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do Brasil, Pierre Lucena, recebeu a equipe liderada pelo superintendente Danilo Cabral. Cabral destacou que a inovação é um eixo estratégico do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste e ressaltou a importância de transformar dados em informações acessíveis, não só para a Sudene, mas para toda a sociedade.
Atualmente, a Sudene já disponibiliza o Sigmapas, uma ferramenta que oferece informações georreferenciadas sobre a região, além de estudos setoriais e a localização de empreendimentos. Ludmilla Calado, geógrafa da Sudene, enfatizou a necessidade de agregar mais valor ao trabalho já realizado pela autarquia, buscando uma solução tecnológica mais robusta e personalizável, sem perder a facilidade de acesso às informações.
O presidente do Porto Digital reconheceu a importância da iniciativa da Sudene e destacou outros potenciais dessa solução tecnológica, mencionando a possibilidade de utilizar inteligência artificial para aprimorar a disponibilização dos dados.
Além disso, a Sudene planeja consultar outras instituições para identificar oportunidades de aperfeiçoamento da proposta e estruturar parcerias para viabilizar o portal de dados. A agenda desta segunda-feira contou com a presença do diretor de Planejamento e Articulação de Políticas, Álvaro Ribeiro, e do coordenador-geral de Cooperação e Articulação de Políticas da autarquia, Danilo Campelo, além dos representantes do Porto Digital.
Com esses esforços conjuntos, a Sudene busca impulsionar ainda mais o desenvolvimento regional, promovendo uma gestão mais eficiente e transparente por meio do acesso facilitado a informações estratégicas para a região nordestina.
Nenhum comentário
Postar um comentário