Nesta sexta, dia 5 de abril, o Instituto Banco Vermelho (IBV) realizou uma série de ativações em espaços públicos do Recife, em uma iniciativa marcante para marcar o Dia de Combate ao Feminicídio em Pernambuco. A data, oficializada no calendário estadual em novembro de 2017, presta homenagem a Mirella Sena, vítima de feminicídio.
Sob o manifesto pelo #FeminicídioZero e o combate à violência contra a mulher, membros do Instituto circularam pelas ruas do centro do Recife, promovendo conscientização. Munidos de placas com mensagens sobre o #FeminicídioZero, eles convidaram os transeuntes a participar, registrando fotos para compartilhamento nas redes sociais em apoio à causa.
Andrea Rodrigues, presidente do Instituto Banco Vermelho, enfatizou a importância da ação: "Nós, juntamente com a Uninassau, nosso maior apoiador na causa, iremos circular pelas principais ruas do centro do Recife com placas que remetem às placas de advertência de trânsito. Isso para que os transeuntes identifiquem a importância de frearmos a violência contra as mulheres no nosso estado, para que se conscientizem sobre a importância do feminicídio zero".
Além das atividades de conscientização, a Câmara Municipal do Recife aprovou o "Projeto Banco Vermelho", proposto pela vereadora Liana Cirne, para ser incluído no calendário municipal. O projeto visa à instalação de bancos vermelhos em espaços públicos de grande circulação, com frases de estímulo à reflexão sobre o #FeminicídioZero e contatos de emergência para denúncia e suporte às vítimas.
O Instituto também conta com apoio legislativo, com um Projeto de Lei Estadual protocolado pela deputada Dani Portela e um Projeto de Lei Federal já aprovado, além de articulações junto ao Senado Federal, lideradas pela Deputada Maria Arraes.
Destacando a memória de Mirella Sena, vítima de feminicídio em 05 de abril de 2027, o Instituto participou de uma ação emocionante em Vitória de Santo Antão. Em parceria com a gestão municipal, foi instalado um banco vermelho gigante na Praça Severino Ferrer de Morais, com uma ilustração marcante do rosto de Mirella.
O Instituto Banco Vermelho (IBV) foi fundado em novembro de 2023, por Andrea Rodrigues e Paula Limongi, duas pernambucanas impactadas pela crueldade do feminicídio. Sua missão é lutar pelo feminicídio zero, engajando a sociedade civil e o poder público por meio de diversas iniciativas, incluindo intervenções urbanas, projetos educativos, ações culturais e campanhas de mobilização.
Nenhum comentário
Postar um comentário