Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Projeto Moto Amiga impulsiona segurança dos motociclistas durante o Maio Amarelo

segunda-feira, 13 de maio de 2024

/ por Isabel Gusmão


Em meio às iniciativas do Maio Amarelo, que visa promover a conscientização para um trânsito seguro, destaca-se o papel crucial do Projeto Moto Amiga na educação e segurança dos motociclistas. Coordenado pela Associação Brasileira dos Distribuidores Honda (Assohonda), a maior rede de lojas do segmento de motos do país, o projeto busca oferecer suporte aos condutores para uma direção mais segura e responsável.

Além das ações contínuas ao longo do ano, como palestras, cursos e panfletagens educativas, a Moto Amiga intensifica suas atividades durante o mês de maio, em parceria com órgãos de trânsito como Ciretrans, Detrans e Polícia Rodoviária Federal. O objetivo é promover o bem-estar dos condutores por meio da disseminação de práticas seguras no tráfego.

Leonardo Maranhão, diretor regional da Assohonda, destaca a importância dessas iniciativas: "Temos o dever de proporcionar aos motoristas orientações que são necessárias para a segurança deles, dos passageiros e dos outros condutores em geral. Coisas simples como o uso correto do capacete, a importância da vestimenta adequada para o uso de motocicletas e ainda as regras de direção defensiva, que ajudam para diminuir os índices de acidente".

Uma tendência positiva observada é o aumento da presença feminina entre os motociclistas. Segundo dados do IBGE, em 2023 mais de 220 mil mulheres obtiveram habilitação para a categoria A, que permite o uso de motocicletas. Esse crescimento contribuiu para a redução dos índices de acidentes envolvendo motos, com as mulheres representando apenas 12% das vítimas em todo o país.

A Abrasciclo revela que em alguns estados, como Roraima e Santa Catarina, mais de 25% das mulheres estão habilitadas para conduzir motocicletas. Esse fenômeno acompanha o aquecimento do mercado de motocicletas, que registrou um aumento de mais de 10% nas vendas no último trimestre em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Para Maranhão, esse crescimento do mercado está alinhado à conscientização no trânsito: "A economia na utilização de motocicletas e similares é muito superior ao uso de carros, sobretudo nesse período em que eles ficaram mais caros, pós-pandemia, por isso enxergamos um potencial nos próximos meses e isso vem aliado à conscientização no trânsito, que promovemos enquanto sociedade".

O Projeto Moto Amiga, aliado ao engajamento crescente das mulheres no universo das motocicletas e ao fortalecimento do mercado, representa um avanço significativo na busca por um trânsito mais seguro e consciente para todos os condutores.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.