A Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE) promoveu um seminário na última terça-feira (4) para apresentar a plataforma ClimaPE, que reúne dados climáticos das cidades pernambucanas. O evento, realizado no auditório do RioMar Trade Center, contou com a presença de representantes municipais de todas as regiões do estado, que foram capacitados para utilizar a ferramenta.
Desenvolvida pelo Governo do Estado por meio da Semas-PE, a plataforma tem como objetivo compilar informações climáticas que permitam aos gestores municipais, estaduais e cidadãos acompanhar o clima de suas cidades e os impactos das mudanças climáticas. Com esses dados, espera-se facilitar a formulação de políticas públicas adaptadas a cada realidade municipal.
A cerimônia foi aberta pela secretária de Meio Ambiente de Pernambuco, Ana Luiza Ferreira, que ressaltou a importância da parceria entre estado e municípios para enfrentar as mudanças climáticas. "Esse processo de co-criação é fundamental, especialmente agora que entregamos uma ferramenta para ser efetivamente utilizada", destacou a secretária.
A apresentação da plataforma foi conduzida por Samanta Della Bella, que abordou os principais conceitos das mudanças climáticas e destacou a importância de políticas integradas para mitigar seus efeitos. A plataforma ClimaPE foi projetada com sete eixos temáticos, incluindo Governança e Instrumentos, Educação e Comunicação, Adaptação e Gestão de Riscos, entre outros.
Os representantes municipais terão acesso exclusivo à plataforma, onde poderão preencher formulários relacionados a cada um dos eixos. Esses dados serão compilados para fornecer um diagnóstico preciso do clima em todo o estado de Pernambuco.
Durante o evento, especialistas abordaram cada um dos eixos temáticos, fornecendo orientações e esclarecendo dúvidas. A plataforma ClimaPE será posteriormente aberta ao público, mas inicialmente apenas os representantes municipais terão acesso aos dados, enquanto o banco de dados está em fase de montagem e compilação.
Nenhum comentário
Postar um comentário