A Prefeitura do Recife adotou o Observatório Econômico do Recife, uma plataforma inovadora criada por alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Faculdade Senac Pernambuco. A ferramenta, que oferece monitoramento econômico em tempo real, foi lançada na última sexta-feira (28) durante um evento no auditório do Senac Porto Digital, no Bairro do Recife. O observatório reúne dados de fontes públicas oficiais, como inflação, juros, empregos, movimentação portuária e aeroportuária, balança comercial, entre outros, facilitando a tomada de decisões para a formulação de políticas públicas mais eficientes.
O projeto contou com a participação de 30 alunos do quarto período de ADS. Um dos participantes, Alessandro Barbosa, destacou a importância do desenvolvimento da ferramenta para o mercado de gestão à vista. A equipe formada por Alessandro e mais quatro colegas – José Cabral, Felipe Diniz, Fernando Filho e César Pinho – criou a startup PredView Analytics e foi aprovada pela incubadora i.de.i.a.S do Senac.
A professora Camila Dantas, orientadora dos alunos, enfatizou a aderência do projeto aos requisitos do mercado e a oportunidade de parceria com a Prefeitura. A plataforma surgiu dentro da disciplina Unidade de Extensão em Data Science, que visa desenvolver soluções em colaboração com o mercado. O estudante Ben-Hur Beltrão ressaltou a utilidade da ferramenta para a análise de dados socioeconômicos da capital pernambucana.
O observatório foi desenvolvido em Python, proporcionando grande produtividade à equipe. O professor André Silva destacou a importância da participação dos alunos em projetos práticos para a formação educacional e desenvolvimento de competências essenciais. A ferramenta já está disponível no endereço bit.ly/3L1HNPF, além do site e aplicativo Conecta Recife, fornecendo um panorama abrangente e atualizado dos dados da cidade.
Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, afirmou que a ferramenta coloca o Recife em um novo patamar de competitividade, facilitando decisões assertivas sobre investimentos e políticas públicas. Joana Portela Florêncio, secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, destacou que o Observatório fortalece o governo municipal como uma plataforma de relacionamento com a população.
* Com informação da Assessoria e imagem do Site
Nenhum comentário
Postar um comentário