Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

'Tributo a Virgolino - A Celebração do Cangaço' começa em Serra Talhada

sábado, 6 de julho de 2024

/ por Isabel Gusmão

Neste sábado e domingo, dias 06 e 07 de julho, Serra Talhada se transformará na Capital do Xaxado com a realização do festival multilinguagens Tributo a Virgolino - A Celebração do Cangaço. Este evento, organizado pela Fundação Cabras de Lampião em comemoração ao nascimento de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião, promete três dias intensos de celebração da cultura popular através de diversas manifestações artísticas.

O festival, que teve sua primeira edição em 1993, ocupará espaços emblemáticos como o Quintal do Museu do Cangaço, o Espaço Cangaço Fitness e o Sítio Passagem das Pedras. A programação inclui música, teatro, dança, fotografia, literatura, artesanato e gastronomia, oferecendo uma verdadeira imersão no universo do cangaço e suas influências na cultura nordestina.

No Quintal do Museu do Cangaço, na sexta-feira (5), às 21h, o público poderá desfrutar das apresentações de Coco Trupé de Arcoverde e George Silva. No sábado (6), a partir das 10h, grupos como Sertão Latino, Ponto de Cultura Herdeiros do Xaxado e Grupo Cultural Sanfonar animarão o local com suas danças típicas. À tarde, às 15h, será a vez do Grupo Filhos do Sol, Ponto de Cultura Mistura Pernambucano e Companhia Soul Dance mostrarem seus talentos. À noite, a partir das 21h, Assisão e Grudinho e Trio The Grud’s fecharão o dia com chave de ouro. No domingo (7), às 9h, a Celebração ao Cangaço reunirá diversos grupos da cultura popular no palco.

Para os pequenos, o Espaço Cangaço Fitness oferecerá no sábado (6), das 9h às 17h, a Oficina Brincanças, com vivências de artes cênicas e cultura popular ministradas por Bruna Florie, destinada a crianças e pré-adolescentes de 6 a 12 anos.

Além das atividades culturais, o Sítio Passagem das Pedras proporcionará aos participantes a oportunidade de explorar a história local através da Trilha dos Mirantes e da Trilha dos Umbuzeiros, destacando pontos como as Pedras da Emboscada e as ruínas da antiga casa-grande da Fazenda Pedreira, pertencente a Zé Saturnino.

O Tributo a Virgolino - A Celebração do Cangaço conta com o apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Secretaria de Cultura de Pernambuco e do Governo de Pernambuco, reafirmando seu compromisso com a valorização e difusão da cultura regional.

Este evento não apenas homenageia o legado de Lampião e seus cangaceiros, mas também fortalece a identidade cultural serratalhadense, proporcionando uma experiência enriquecedora para moradores e visitantes que desejam mergulhar na rica história do cangaço e suas influências na cultura popular do Nordeste brasileiro.

 

 

* Com informação da Assessoria e imagem  Sebastião Costa
 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.