Na noite da última segunda-feira (15), o Teatro do Parque, no Recife, foi palco de uma celebração emocionante dos 10 anos do Programa Mãe Coruja. O evento contou com a participação do prefeito João Campos (PSB), que enfatizou a relevância desse serviço para a cidade. Comprometendo-se a garantir a continuidade do programa, Campos anunciou a intenção de transformá-lo em Lei Municipal, projeto que será encaminhado à Câmara de Vereadores até o final do mês.
"Independente de qual prefeito ou prefeita venha a governar a nossa cidade, ninguém tem o direito de acabar com algo que faz bem ao futuro da nossa cidade", declarou Campos. Ele ressaltou que o ato de governar é, essencialmente, o de cuidar dos que mais precisam. "Todo governante tem que querer para uma criança o que ele quer para um filho seu e querer para uma mulher o que ele quer para a sua mãe", salientou.
Durante a celebração, foram prestadas homenagens a figuras fundamentais na trajetória do programa, como Eduardo Campos, Renata Campos, Geraldo Júlio e Cristina Mello. Uma retrospectiva das conquistas e resultados alcançados foi apresentada, destacando o impacto positivo do Mãe Coruja na comunidade. Projetos para 2024 foram revelados, incluindo avanços tecnológicos e a expansão territorial do programa para beneficiar mais famílias.
Atualmente, o Programa Mãe Coruja Recife acompanha aproximadamente 19 mil famílias, distribuídas em 20 espaços pelo município, cobrindo 47 bairros, o equivalente a 50% do território recifense. Inicialmente concebida como estratégia para reduzir a mortalidade materna e infantil, a iniciativa baseia-se em valores como o direito à vida, atenção à saúde qualificada e humanizada, equidade, intersetorialidade e tomada de decisão embasada em evidências.
Os participantes do PMCR são encorajados a iniciar as consultas de pré-natal no SUS, residir em bairros abrangidos pelo programa e procurar um dos espaços locais para efetuar o cadastro. Como estímulo às gestantes, o Mãe Coruja oferece um kit bebê contendo 14 itens de higiene e enxoval para aquelas que completarem sete ou mais consultas de pré-natal no SUS. O reconhecimento internacional não poderia ser mais evidente, uma vez que o Mãe Coruja Recife foi distinguido pela Unicef como exemplo de boas práticas de políticas públicas e atenção à primeira infância. Este compromisso com o cuidado integral e apoio às famílias reflete-se não apenas na celebração dos 10 anos, mas na construção de um futuro mais saudável e promissor para a cidade do Recife.
Nenhum comentário
Postar um comentário